O Síndrome do Livro Inacabado

Publicado em Aug 13, 2023 |

Os sabotadores mentais e tudo aquilo que os envolve e impede a evolução mesmo quando sabemos que a mudança é importante para a nossa felicidade.

A noção de que a perfeição é o estado a atingir na vida não é nova.

Se todas pensarmos sobre isso, existiram momentos (para umas vários para outras menos) em que acreditámos que o que tínhamos para oferecer não iria chegar se não fosse absolutamente perfeito.

Isso é tão real, especialmente para as mulheres, que há filmes inteiros sobre o assunto - alguém já viu a Barbie?

Em mim, isso podia ser visto facilmente. Claro que não o entendi aos 13, nem aos 15, nem aos 20. Mas a minha busca pelo perfeccionismo era tanta que não existia um único livro inacabado na minha estante.

Se só agora chegaste aqui, ficas a saber que sou dona de uma impressionante estante, com centenas de livros. São a minha paixão e podes ver-me como a Carrie Bradshaw dos livros (em vez dos sapatos e muito menos loira).

A maior parte dos meus livros, ao crescer, eram dados por vizinhos que se queriam livrar de coisas que os faziam acumular pó ou encontrados ao lado do lixo lá ao pé de casa. Como podes imaginar, nem todos os livros eram do meu interesse e uns eram francamente maus.

Mas, e é aqui que o enredo se adensa, ensinaram-me que eu tinha de estar grata por ter aquilo que queria e que a gratidão se demonstrava com devoção. 

Teve o seu lado positivo, porque eu aprendi a cuidar dos meus livros e, hoje em dia, posso emprestar qualquer um e poderás dizer que quase nem foi lido. O seu lado negativo foi deixar-me solta na ideia de devoção. Como ninguém me tinha ensinado o que significava ser grato eu associei a perfeccionismo.

" Tenho de ser a leitora perfeita para estes livros que tive o privilégio de encontrar no meio das cascas de batata do lixo de alguém."

Como era a leitora perfeita para mim? Lia tudo. Com interesse e, muito importante, sem desistências! E isso fez-me ganhar comichões cada vez que pensava em deixar algo a meio porque, vejam só, não gostava do conteúdo.

E isto é só sobre livros? Nem pensar| Era só uma demonstração de um sabotador mental que acabaria a ser o meu mais fiel inquilino - o perfeccionismo.

Sabotadores mentais são padrões de pensamentos ou crenças negativas que sabotam a nossa felicidade e o nosso desenvolvimento. Existem muitos mas o perfeccionismo é a estrela de hoje.

O que nos pode trazer esse sabotador? A procrastinação, o medo e a busca incessante por resultados inalcançáveis e que nos vão custar a nossa saúde mental e física.

Quando descobri o seu efeito decidi que este seria o protagonista de várias sessões de terapia e que , além disso, ia aprender mais sobre eles para poder ajudar mais mulheres como eu que precisavam de se libertar deste grande chato.

Deixo-te por isso 3 estratégias que me ajudaram muito para que possas aplicá-las já:

  1. Define metas realistas - Tudo o que quiseres alcançar na vida (até pode ser a arrumação do teu armário) precisa de ser decomposto em ações concretas e realistas para que giras aquilo que vais alcançar e não te sobrecarregues para atingir o que nunca será real.
  2. Aprende a auto-compaixão -Trata-te com carinho e empatia. Reconhece que todos cometemos erros e que o teu valor não está colado ao que fazes mas sim ao que és. Isso vai diminuir a o teu nível de auto-critica (que se for como o meu é estratosférico).
  3. Faz a festa nas pequenas conquistas - Celebrar o que alcançaste mesmo que seja pequeno ajuda-te a veres-te pelos olhos de um senso de realização saudável. És espetacular! Lembra-te disso e lança os foguetes ( mesmo que só tenhas conseguido fazer a cama).

Além disto, aquilo que mais me impactou e que mais recomendo a quem trabalha comigo é abraçares a tua jornada e perceberes que o progresso não se faz sem falhas, sem tropeços e que a vitória não é o ponto de chegada mas sim o caminho que percorres para lá chegares.

Se te identificares e quiseres uma ajuda extra, escreve-nos nos comentários e enviamos-te um exercício de journalling que vai ajudar neste caminho de auto-consciência.

E lembra-te - A perfeição existe no recorte das falhas de cada um. Celebra os teus recortes.

Categorias: Desenvolvimento pessoal