O sucesso é consequência da consistência

Publicado em Aug 20, 2023 |

Imagina um adolescente a treinar lançamentos de basquete com o pai. É ótimo nos lançamentos mas como tem estatura baixa e é magricela ninguém dá nada por ele.

Contudo, ele continua, dia após dia, a treinar os lançamentos, vai aperfeiçoando a técnica e com isto consegue entrar para uma equipa de basquete universitário. Daí a ser convocado para o Warriors (equipa conhecidíssima nos EUA) foi um instante, ficando conhecido como o maior lançador da história da NBA.

Chama-se Stephen Curry e esta história está retratada num documentário recente que estreou lá fora (podes ver o trailler aqui) cujo nome é Stephen Curry - Subestimado.

Quando lhe perguntam qual o segredo do sucesso dele, responde sempre a mesma coisa: consistência. 

Factores como a genética, skills inatas, acesso a melhores condições, sorte etc etc até podem contribuir para o sucesso mas sem a consistência de práticas alinhadas com o objectivo em mente, nada feito.

John C. Maxwell, um especialista em liderança de renome faz a seguinte pergunta: "Se o talento é suficiente, então como é possível que conheçamos pessoas muito talentosas que não são bem sucedidas?"

Todos conhecemos pessoas com talento mas que não conseguiram alcançar os objectivos e pessoas que até nem têm muito talento e chegam longe. E porquê?

Porque a consistência é a chave para transformar sonhos em realidade, só que, tinha de existir um só que ..., exige esforço contínuo, paciência, foco e determinação.

E não deixaríamos este post a meio sem te dar algumas estratégias/ferramentas/dicas ... whatever ... para te ajudar a facilitar a vida e manter na rota:

1. Define metas: mas que sejam objectivos claros e realistas.

    2. Delineia um plano: delineia um plano detalhado para alcançar as metas. Divide por etapas mais pequenas e cria um cronograma realista para cada uma.

    3.Estabelece prioridades: lista as tarefas ou atividades mais importantes e concentra-te nelas. 

    A CHAVE NÃO É PRIORIZAR O QUE ESTÁ NA TUA AGENDA, MAS AGENDAR AS TUAS PRIORIDADES. Stephen Covey


    4. Cria uma rotina consistente: estabelece uma rotina diária ou semanal que inclua tempo dedicado ao trabalho, estudo, exercícios, descanso e lazer. Podes trabalhar por blocos de tempo.

    5. Dar a volta à procrastinação: procrastinar pode sabotar a tua consistência. Podes escolher, conforme a situação, técnicas como a regra dos 2 minutos (se uma tarefa levar menos de 2 minutos para ser concluída, faz imediatamente) e a técnica Pomodoro (trabalha por 25 minutos e faz uma pausa de 5 minutos) para manter o foco.

    6. Toma consciência do que te sabota: muitas vezes procrastinamos devido aos sabotadores que tratam de nos dizer ao ouvido bem baixinho "não faças" e não percebemos o porquê disto acontecer. Ao tomares consciência como eles actuam, aprendes a saber como domá-los.

    7. Celebre as pequenas vitórias: mesmo que sejam mínimas, celebra as conquistas, vai ajudar a manter a motivação ao longo do tempo.  

    8. Auto disciplina: É inevitável que trabalhes a força de vontade, o auto controlo para evitar todas as distrações externas no sentido de cumprir com sucesso todas as tarefas a que te propões.

    9. Avalia o progresso: regularmente, avalia o progresso para analisares se estás no caminho certo ou é necessário algum ajuste na rota.

      Parece um testamento mas juro que todas estas dicas são fazíveis. Ok, algumas não são assim tão lineares mas estamos cá para ajudar-te (nós e não só que temos uma tribe para nos suportar).